Coordenador : Ana Carla da Silveira Lomba Sant´ana Coutinho
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398600.2206.354071.01092023
Departamento/Setor: TEQ
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Discentes, Docentes e Técnicos da Escola de Engenharia, em especial, os de Engenharia Química e Engenharia de Petróleo, e de outros institutos da UFF, bem como de outras Instituições de Ensino Superior e Médio Privadas e Públicas, além de familiares e amigos dos alunos de Engenharia Química.
Local de atuação: TODO O EVENTO SERÁ ONLINE PELO GOOGLE MEET
Objetivo
-Promover a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade. -Enriquecer a formação tecnológica, artística e cultural do público participante do Evento. -Incentivar e proporcionar os aperfeiçoamentos técnico e científico dos nossos alunos de engenharia química. -Promover discussões que possibilitem o desenvolvimento e a integração científica acadêmica dos estudantes e da sociedade. -Proporcionar aos estudantes a aproximação entre os conteúdos acadêmicos e as aplicações práticas. -Proporcionar à sociedade um fórum de debates dos mais diversos temas de interesse da atualidade na área de Engenharia Química.
Resumo
Evento de natureza acadêmica e técnica, para discussão e apresentação das produções acadêmica e técnico-científica, enfocando os interesses atuais da sociedade na área de engenharia química. O Simpósio possui uma ampla programação, capaz de atender às áreas tecnológicas, de estudantes e profissionais da Universidade Federal Fluminense e de outras instituições universitárias que contam com cursos correlatos, tais como: engenharias, ciência da computação, física e química, além de alunos e professores de instituições de ensino médio, buscando incentivar e formar multiplicadores do conhecimento nas áreas tecnológicas. Serão apresentados pelos próprios alunos inscritos nas disciplinas os trabalhos de conclusão de curso - TEQ00155 – Projeto Final de Curso, os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas TEQ00133 – Introdução à Eng. Química, TEQ00129 - Materiais de Construção da Industria Química, TEQ00134 – Eng. Bioquímica, TEQ00097 - Transferência de Calor e TEQ00132- Laboratório de Eng. Química, e pelos relatos das atividades desenvolvidas nos Estágios Internos e Externos - TEQ00154 – Estágio Supervisionado. Serão apresentados ainda relatos de ex-alunos formados em Eng Química, com o objetivo de fomentar e incentivar a formação e atividades do engenheiro químico no mercado de trabalho. Além de minicursos para capacitação de alunos e profissionais da educação básica e superior, nos conceitos básicos de eng. química aplicados à sociedade. Os trabalhos serão cadastrados e publicitados no site do TEQ e do TGQ, como Resumos dos Trabalhos das disciplinas TEQ00155, TEQ00133, TEQ00129, TEQ00097, TEQ00132 e TEQ00134, dos Relatos de Estágio . Todos os participantes terão certificado de participação, apresentação e organização.